Vocações

Já pensaste na tua vocação? Deus tem para ti um plano de santidade inscrito no mais íntimo do teu coração. Hoje queremos apresentar de modo concreto o exemplo de S. Francisco de Assis que seguiu, como verdadeiro apóstolo, a Jesus Cristo; e propor a Vida Consagrada como uma das formas de realizar esse caminho. Lê e medita nos seguintes textos:

Da Legenda dos Três Companheiros, nº 22“…Um dia, ao ouvir na igreja de Santa Maria dos Anjos, na Porciúncula, a passagem do Evangelho que refere ter o Senhor enviado os discípulos a pregar, Francisco, que dessa passagem apenas intuíra o sentido geral, celebrada a missa, pediu ao sacerdote que lha explicasse. Comentou-lha o sacerdote ponto por ponto, e o santo, ao ouvir que os discípulos de Cristo não deviam possuir nem ouro, nem prata, nem dinheiro, nem bolsa, nem pão, nem bordão para o caminho, nem usar calçado, nem duas túnicas, mas somente pregar o Reino de Deus e a penitência, imediatamente exclamou, exultando no espírito do Senhor: “Isto mesmo eu quero, isto peço, isto anseio poder realizar com todo o coração”.

Da Regra de S. Francisco, Cap. 1, 1-2

A Regra e a Vida dos Frades Menores é esta: observar o santo Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, vivendo em obediência, sem nada de próprio e em castidade. O Irmão Francisco promete obediência e reverência ao Senhor Papa Honório e aos seus sucessores canonicamente eleitos e à Igreja Romana; e os demais irmãos obedeçam ao irmão Francisco e aos seus sucessores.

Se estas palavras fazem eco no teu coração e te entusiasmam, provavelmente Jesus pode estar a chamar por ti. Contacta-nos! Podemos ajudar-te a tirar as tuas dúvidas.