«Trezena de Santo António»: Décimo dia

SANTO ANTÓNIO EM ORAÇÃO
Hoje, liturgicamente, celebramos a memória de Maria, Mãe da Igreja. Santo António é um grande devoto de Maria. No Sermão da Anunciação, nº 6, o nosso Santo convida-nos a rezar, desta forma:

«Contempla o arco-íris, a beleza, a santidade, a dignidade de Maria Santíssima, e bendiz com o coração, com a boca, com as obras, o seu Filho, que a criou tal. De facto, ela, no esplendor da sua santidade, é muito formosa, entre todas as filhas de Deus; ela cercou o céu, isto é, abarcou a Divindade, com o círculo da sua glória, ou seja, com a gloriosa humanidade.»

SANTO ANTÓNIO NO CORAÇÃO DO POVO
A abstinência era uma das virtudes muito amadas de Sto. António. Numa sexta feira, depois do santo ter pregado uma grande missão, um herege convidou-o a jantar em sua casa…o mau homem, querendo acusar o Santo de hipocrisia, apresentou-lhe um prato de faisão e fingindo-se triste disse: “sei que é sexta feira e dia de abstinência, mas como não tenho mais nada para oferecer, deves comer o que te puserem à frente.”… o 
Santo abençoou a carne que logo se transformou num lindo peixe…quando o herege foi apanhar os restos para acusar o nosso santo ao Bispo apenas encontrou espinhas… arrependido e reconhecendo as virtudes do Santo, confessou-se e foi salvo.

AZULEJO DA IGREJA DO CONVENTO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *