«Trezena de Santo António»: Nono dia

SANTO ANTÓNIO EM ORAÇÃO
Hoje celebramos a Solenidade do Pentecostes; celebramos a ação do Espirito Santo na Igreja. Santo António, no Sermão para este dia, nº 16, diz-nos:

«Falemos conforme o Espírito Santo nos tiver concedido que falemos, pedindo-lhe humilde e devotamente que nos infunda a sua graça, a fim de completar o dia do Pentecostes na perfeição dos cinco sentidos e na observância do Decálogo, e nos enchamos do espírito impetuoso da contrição e nos abrasemos com as línguas de fogo da confissão, para que, acesos e iluminados pelos esplendores dos santos, mereçamos ver Deus uno e trino. Auxilie-nos aquele que é Deus uno e trino, bendito pelos séculos dos séculos. Diga todo o espírito: Amen. Aleluia.»

E o nosso Santo, no Sermão do VI domingo da Páscoa, nº 9, reza ao Espírito Santo, com estas palavras:

«O Espírito Santo, que é amor do Pai e do Filho, se digne cobrir com a sua caridade a multidão dos nossos pecados. A ele é devida honra e glória pelos séculos dos séculos. Amen.»

SANTO ANTÓNIO NO CORAÇÃO DO POVO
Máxima do Santo: “A tua caridade para com o próximo deve manifesta-se de três modos: se te ofendeu, perdoa-lhe; se se afastou do caminho da verdade, instrui-o; se tiver necessidade, socorre-o”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *