O primeiro dia da «Trezena de Santo António»

SANTO ANTÓNIO EM ORAÇÃO
O primeiro dia da «Trezena de Santo António», neste ano, é ao sábado, dia que a Igreja dedica a Nossa Senhora. Santo António é um grande devoto de Maria! É ela que nos dá Jesus!
Estas são algumas palavras do nosso Santo, no seu Sermão da Solenidade da Assunção de Maia, nº3:
«Ó inestimável dignidade de Maria! Ó inenarrável sublimidade da graça! Ó inescrutável profundidade da misericórdia! Nunca tanta graça, nem tanta misericórdia foi nem pôde ser concedida a um Anjo ou a um homem, como a Maria Virgem Santíssima, que Deus Pai quis fosse Mãe do seu próprio Filho, igual a si, gerado antes de todos os séculos!»


SANTO ANTÓNIO NO CORAÇÃO DO POVO
Radiosa infância do santo: um dia, durante os primeiros anos de sua vida, o jovem Fernando rezava,com mãos postas, diante da imagem da Santíssima Virgem. Subitamente, o demónio, invejoso da beleza da sua alma, apareceu-lhe sob uma forma horrenda, ameaçadora, procurando afastá-lo de Maria. O menino, lembrando-se do que havia aprendido sobre o poder do sinal da cruz, traçou-o imediatamente sobre o mármore onde estava ajoelhado. Oh! maravilha! A pedra tornou-se flexível sob essa pressão e recebeu a marca da cruz, mais terrível que um raio para expulsar o espírito mau. O tempo não o apagou e ainda hoje os peregrinos beijam este vestígio inapagável do primeiro prodígio de Santo António de Lisboa.


IMAGEM DO RETÁBULO PRINCIPAL DA IGREJA DO CONVENTO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *